Certificação CMC de Veículos Clássicos com Interesse Histórico

O dia 27 de Julho foi dedicado pelo CMC à certificação de veículos clássicos com interesse histórico.
Todo o processo de verificação técnica foi realizado nas magníficas instalações da AUTOLIMA, parceiro do CMC desde a primeira hora, pelo que não poderíamos deixar de registar um grande agradecimento pela forma como acolheram este projeto, disponibilizando todos os meios técnicos necessários para as certificações técnicas.

Sempre que necessário, o CMC irá desenvolver outras iniciativas, com novas datas, a fim de proporcionar a todos os associados este serviço.
Relembramos que a certificação atesta a qualidade como viatura histórica e permite o reconhecimento da mesma como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.

Para além disso, o decreto-lei 144/2017 que regula o regime de inspeções técnicas de veículos a motor, publicado em finais de novembro em Diário da República, estipula que desde 1 de janeiro de 2018, os veículos com mais de 30 anos passam a estar isentos da IPO, desde que certificados como de Interesse Histórico.

Até agora, a inspeção obrigatória era anual para todos os veículos posteriores a 1960.

São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objeto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

30-07-2018